quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Aranha
Nome,cientifico:Pheneutria nigriventer
curiosidades:como e feita a teia da aranha teia da aranha?
Os fios são produzidos em uma glândula localizada no abdômen do animal. Dependendo da espécie da aranha, esses fios são usados para formar estruturas e
]desenhos diferentes, o que varia também em função da finalidade da construção. Os principais tipos de teias servem para captura, cópula ou refúgio (veja no texto abaixo), mas existem também as de muda, que são usadas por algumas espécies que trocam o esqueleto externo. Duas aranhas bastante conhecidas produzem teias bem características. A viúva-negra faz um desenho completamente irregular, que nada lembra a precisão geométrica de algumas construções. Já algumas caranguejeiras têm o costume de preparar uma teia bastante densa sobre o solo, onde podem ficar escondidas. "Geralmente são as fêmeas que constroem as teias. Os machos só fazem isso ocasionalmente", diz a bióloga Irene Knysak, do Instituto Butantan, em São Paulo. Os fios de seda são extremamente resistentes e elásticos.
Com espessura equivalente a um décimo de um fio de cabelo, eles podem ser esticados, sem quebrar, 40% acima do seu comprimento normal - o dobro da elasticidade do náilon. Especialistas calculam que um fio de teia grosso como um lápis seria capaz até mesmo de parar um Boeing 747 em pleno vôo!
características:


As aranhas não são insetos, são animais invertebrados pertencentes ao Filo Artropoda. Atualmentesão conhecidas cerca de 30 mil espécies de aranhas, que podem ser encontradas em muitos ambientes do planeta, inclusive nas regiões desérticas.
As aranhas, dependendo da espécie, variam quanto ao tamanho, forma e comportamento, mas apresentam algumas características que são comuns a todas as espécies.
Foto de uma aranha armadeira. Todas as aranhas possuem oito patas, quelíceras, pedipalpos e fiandeiras
Foto de uma aranha armadeira. Todas as aranhas possuem oito patas, quelíceras, pedipalpos e fiandeiras
Todas as aranhas possuem:
®     Quatro pares de patas;
®     Um par de pedipalpos;
®     Quelíceras;
®     Fiandeiras.
As aranhas não possuem antenas.
O corpo das aranhas é dividido em cefalotórax e abdome. É chamado de cefalotórax porque a cabeça fica fundida ao tórax do animal.
Os pedipalpos são encontrados no cefalotórax das aranhas e desempenham diversas funções: eles manipulam alimentos e atuam como órgãos gustativos, ou seja, órgãos que sentem os sabores dos alimentos.
As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal.
As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
O corpo da aranha se divide em cefalotórax e abdome
O corpo da aranha se divide em cefalotórax e abdome
As teias das aranhas são utilizadas para vários fins, como: formar o casulo (onde o animal irá depositar os seus ovos), armazenar alimentos e capturar presas.
Existem algumas aranhas que são venenosas e suas picadas podem causar alguns problemas para os seres humanos. As aranhas venenosas são:
®     Aranha armadeira;
®     Aranha marrom;
®     Tarântula;
®     Viúva-negra.
aranha-caranguejeira, apesar de grande e com aparência amedrontadora, não possui veneno.
A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva
A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva

Paula Louredo
Graduada em Biologia
Avaliação
8.0


características:Caranguejo 
Conheça o caranguejo, foto, espécies, crustáceo, informações, classificação, comportamento e alimentação

Caranguejo: fácil adaptação a qualquer tipo de água
 
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Sub-filo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infra-ordem: Brachyura 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os caranguejos são crustáceos que possui nas costas uma carapaça protetora
Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue
Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos
A fase do acasalamento ocorre após a troca de carapaça da fêmea
As larvas do caranguejo possuem a capacidade de nadar
Possuem uma capacidade enorme de adaptação em qualquer tipo de água, até mesmo em águas sujas e poluídas
Possuem dois olhos na extremidade da cabeça
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: em média 1 kg (algumas espécies podem chegar a 20 kilos)
Tamanho: de 8 a 20 cm em média (algumas espécies são maiores)
Habitat: região litorânea
Cor: vária de acordo com a espécie (vermelho, amarelo, marrom )
Nome cientifico do caranguejo uçá:Ucides curdatus


Borboleta
Nome cientifico:Vanessa Atalanta
curiosidade:como ela se transforma em borboleta ?
A transformação acontece emB quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. O início do ciclo começa com os ovos, postos pelas borboletas geralmente em folhas de plantas. "Esse período dura de alguns dias até um mês", diz a entomologista (especialista em insetos) Cleide Costa, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Um mecanismo no corpo do inseto faz o embrião permanecer inativo no ovo até as condições do clima e do crescimento da planta onde está se tornarem favoráveis.
Ele se transforma, então, em larva (lagarta). Nessa fase, com duração de meses até mais de um ano, o animal come mais, geralmente folhas, para crescer e guardar energias. Durante esse estágio, a larva produz fios de seda ou semelhantes, que se prendem à superfície onde ela está. Apesar de ainda não ser o casulo, esses fios servem como abrigo contra os predadores.
Ao atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, o animal usa esses fios para construir o verdadeiro casulo. É nessa terceira fase que acontecem as grandes mudanças. A larva fica em estado de total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta está pronta, ela rompe o casulo e libera as asas. A principal atividade na fase adulta, que dura de uma semana a alguns meses, é a reprodução.

ESTRELA-DO-MAR
Nome cientifico: Asterias rubens.
Curiosidade:por que a estrela-do-mar se regenera:
regeneração é a capacidade dos tecidos, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis. Deve-se à capacidade das células não afetadas de se multiplicarem e, em acordo com a necessidade, de se diferenciarem, a fim de regenerar a parte caduca ou lesionada.
A capacidade de regeneração tecidual depende do tipo de célula, tecido ou órgão afetados pela injúria. Depende da capacidade de multiplicação da célula, e se as células envolvidas são lábeis, estáveis ou perenes.
O epitélio (pele) se regenera rápida e facilmente quando destruído. Células hepáticas (fígado) e tecido ósseo têm alto poder de regeneração. As células do músculo liso são capazes de regenerar em resposta a fatores quimiotáticos (que atraem outras células) e mitogênicos (que promovem mitose). Já o músculo estriado é frequentemente classificado como permanente, incapaz de regeneração. Todas as variedades de tecido conjuntivo são capazes de se regenerar, mas em diferentes níveis de capacidade. O tecido nervoso periférico tem baixo poder de regeneração, mas pode se recompor diante de algumas agressões, já no tecido nervoso central os neurônios não podem ser regenerados.
Alguns animais são muito conhecidos pela capacidade de regeneração de seus tecidos, órgãos ou mesmo sistemas. As planárias, os axolotes e a estrela-do-mar são exemplos. A regeneração das caudas das lagartixas constitui também exemplo muito recorrente.
Falha no mecanismo que limita e controla a capacidade e a velocidade de regeneração em tecidos específicos levam geralmente à formação de tumores.
Este artigo sobre Histologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Característica:

terça-feira, 25 de setembro de 2012


                   Minhoca

Nome científico da minhoca: pheretima hawayana. As minhocas são animais anelídeos da classe Oligochaeta, ordem Haplotaxida
Curiosidade:Qual e a importância da minhoca para as plantas?

Animal extremamente útil para a agricultura e que passa quase todo o seu ciclo de vida debaixo da terra, a minhoca melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo: perfura-o, formando galerias subterrâneas e descompacta-o. suas fezes deixam o solo mais fértil.

fonte de pesquisa: