quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Aranha
Nome,cientifico:Pheneutria nigriventer
curiosidades:como e feita a teia da aranha teia da aranha?
Os fios são produzidos em uma glândula localizada no abdômen do animal. Dependendo da espécie da aranha, esses fios são usados para formar estruturas e
]desenhos diferentes, o que varia também em função da finalidade da construção. Os principais tipos de teias servem para captura, cópula ou refúgio (veja no texto abaixo), mas existem também as de muda, que são usadas por algumas espécies que trocam o esqueleto externo. Duas aranhas bastante conhecidas produzem teias bem características. A viúva-negra faz um desenho completamente irregular, que nada lembra a precisão geométrica de algumas construções. Já algumas caranguejeiras têm o costume de preparar uma teia bastante densa sobre o solo, onde podem ficar escondidas. "Geralmente são as fêmeas que constroem as teias. Os machos só fazem isso ocasionalmente", diz a bióloga Irene Knysak, do Instituto Butantan, em São Paulo. Os fios de seda são extremamente resistentes e elásticos.
Com espessura equivalente a um décimo de um fio de cabelo, eles podem ser esticados, sem quebrar, 40% acima do seu comprimento normal - o dobro da elasticidade do náilon. Especialistas calculam que um fio de teia grosso como um lápis seria capaz até mesmo de parar um Boeing 747 em pleno vôo!
características:


As aranhas não são insetos, são animais invertebrados pertencentes ao Filo Artropoda. Atualmentesão conhecidas cerca de 30 mil espécies de aranhas, que podem ser encontradas em muitos ambientes do planeta, inclusive nas regiões desérticas.
As aranhas, dependendo da espécie, variam quanto ao tamanho, forma e comportamento, mas apresentam algumas características que são comuns a todas as espécies.
Foto de uma aranha armadeira. Todas as aranhas possuem oito patas, quelíceras, pedipalpos e fiandeiras
Foto de uma aranha armadeira. Todas as aranhas possuem oito patas, quelíceras, pedipalpos e fiandeiras
Todas as aranhas possuem:
®     Quatro pares de patas;
®     Um par de pedipalpos;
®     Quelíceras;
®     Fiandeiras.
As aranhas não possuem antenas.
O corpo das aranhas é dividido em cefalotórax e abdome. É chamado de cefalotórax porque a cabeça fica fundida ao tórax do animal.
Os pedipalpos são encontrados no cefalotórax das aranhas e desempenham diversas funções: eles manipulam alimentos e atuam como órgãos gustativos, ou seja, órgãos que sentem os sabores dos alimentos.
As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal.
As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
O corpo da aranha se divide em cefalotórax e abdome
O corpo da aranha se divide em cefalotórax e abdome
As teias das aranhas são utilizadas para vários fins, como: formar o casulo (onde o animal irá depositar os seus ovos), armazenar alimentos e capturar presas.
Existem algumas aranhas que são venenosas e suas picadas podem causar alguns problemas para os seres humanos. As aranhas venenosas são:
®     Aranha armadeira;
®     Aranha marrom;
®     Tarântula;
®     Viúva-negra.
aranha-caranguejeira, apesar de grande e com aparência amedrontadora, não possui veneno.
A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva
A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva

Paula Louredo
Graduada em Biologia
Avaliação
8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário